“Manda os teus pais passear, outra vez” visa dar continuidade a um projecto de contemplação das ruas das cidades.
Da nossa primeira viagem exploratória, em 2019, a três bairros da cidade do Porto – Campanhã, Miragaia e Pasteleira – resultaram muitos escritos, desenhos, pinturas e um pensamento que ainda persiste: podemos experienciar elevados níveis de contentamento e satisfação só no acto de contemplar, sem que que sejamos nós a tomar a dianteira do fazer. Vimo-nos perante um dilema: nós os agentes, os actores, não queríamos agir!
Ainda assim, e porque está na nossa natureza, partilhámos algumas histórias, algumas canções e entregámos um pequeno guia que continha em si a ousadia de não conduzir a lugar algum.
Acontece, porém, que foram várias as coisas que descobrimos durante esse ano de 2019, que não partilhámos na altura, e com as quais perdemos contacto nestes anos de confinamento. Estarão na mesma? No mesmo lugar? Foram substituídas? Desapareceram ou terão crescido? A menina que trocava o nome às coisas, terá um nome? O rapaz que falava com uma galinha, já terá mais amigos? Continuará a haver jogos no estádio e fios azuis, de água ou de lã, que correm para o mar?
Queremos pôr os pés na rua, talvez um chapéu na cabeça, e ir à procura!