ANA MADUREIRA & VAHAN KEROVPYAN

Ana Madureira e Vahan Kerovpyan trabalham nas áreas do teatro,
 música, artes visuais e pedagogia. Criam espectáculos, oficinas e
 publicações para crianças, famílias e adultos. Com uma linguagem plástica e visual depurada, uma simbologia simples e intuitiva, textos e músicas originais que traçam um desenho dramatúrgico e narrativo claro, procuram chegar a uma essência que se aproxima da simplicidade/complexidade da linguagem da criança. Numa abordagem poética e provocadora e com a vontade de instigar nos mais novos (e nos que os acompanham) uma independência de pensamento/acção, têm explorado temas essenciais da vida, como a marginalidade, a amizade, a coragem, a capacidade de mudança, o sonho.

Na sua prática artística, trabalham a música viva, a música ao vivo, a proximidade com o público, o humor, o jogo, a rima, a reciclagem e questões sérias.

foto: © Maria Nvart

Ana Madureira

Actriz, encenadora, ilustradora, cria e dirige espectáculos de teatro para todos os palcos e públicos, em especial infância/famílias. Escreve textos, histórias e canções e constrói o imaginário plástico e visual das suas criações. Brinca com os sentidos escondidos na bidimensionalidade aparente das palavras e das coisas, para chegar a objectos concisos e intensos que falam sobre a vida no que tem de desconcertante, mas também nas linhas de fuga — o humor, a fantasia e a poesia — que a iluminam.
Com a comunidade, tem criado projectos que sublimam a história de cada pessoa e lugar, e resultam em publicações de autor, instalações, visitas guiadas e ateliers de formação.
Durante o dia, licenciou-se em Direito em Coimbra, durante a noite formou-se em teatro no CITAC. Estreou-se como actriz profissional na companhia Circolando, e continuou a sua prática artística no Instituto Grotowski, c.e.m — Centro em Movimento, Clown Laboratori Porto, Operação Nariz Vermelho, entre outros. Como não conseguiu endireitar o mundo através do Direito, tenta a sua sorte através da Arte.

Vahan Kerovpyan

Músico multi-instrumentista, compositor, actor, ilustrador. Cria espectáculos e vídeos para crianças, famílias e adultos, e compõe música para teatro, filmes de animação e dança. Apologista de um minimalismo técnico e proximidade com a linguagem da criança, procura um estado de jogo que desafie a inteligência emocional e o pensamento no público.
Filho de pais músicos, aprendeu percussão e piano em jeito autodidacta, e estudou zarb persa com o mestre Madjid Khaladj. Desde cedo fez parte dos ensembles Akn (canto litúrgico arménio) e Kotchnak (música popular arménia). Marcado pelo repertório popular arménio e pelos concertos e cassetes que cresceu a ouvir (músicas do mundo, jazz, clássicos), desenvolveu uma linguagem em que se cruzam tradições e tendências actuais.
É co-fundador do Collectif Medz Bazar, banda parisiense de diáspora composta por músicos oriundos das culturas arménia e turca, que tem percorrido a Europa, América do Norte e Médio Oriente. Trabalhou com as companhias de teatro Un soir, ailleurs (França), Teatr Zar/Instituto Grotowski (Polónia), Teatro do Frio (Porto) e a companhia de dança Kerman (França). Colabora com o Departamento das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian como criador de vídeos para a infância no projecto Yertik, e facilitador no programa de imersão linguística Zarmanazan.

Site preparado por:
Vahakn Keshishian